quarta-feira, 8 de julho de 2009

"Reunião do G8 ensombrada por recuos no dossier climático"

Hoje ouvi falar da cimeira do G8, a decorrer em Áquila, Itália. E ouvi algo que desagradou profundamente: "o anunciado recuo nas medidas face às alterações climáticas" ou seja, o abandono da meta dos 50 por cento nas emissões até ao ano de 2050. Deixo aqui um exerto:

« Amanhã, o G8 deverá ocupar-se do dossier clima, procurando assegurar avanços que permitam um acordo dentro de cinco meses em Copenhaga. Em discussão estará um documento, ao qual a Reuters afirma ter tido acesso, e que a levar a chancela do G8 representará um recuo face às propostas de redução dos gases com efeito de estufa em 50 por cento até ao ano de 2050.

São no total 12 as nações que deverão negar-se à meta que estava em cima da mesa, representando este número uma preocupação real quando se trata de países que à sua conta representam a quase totalidade da quota da poluição mundial.

"Há um forte compromisso (da sua parte) no sentido de reduzir de forma substancial as emissões mundiais até 2050. Mas não em 50 por cento", declarou à Agence France Presse um responsável europeu.»

Quando será que o mundo vai realmente acordar para a importância da redução das emissões de CO2? Quando é que vão ver que o dinheiro não é tudo. Não vai permitir que consigamos viver, se não preservarmos a nossa casa, o ambiente. Todas as alterações aconteceram demasiado depressa. O Planeta é muito frágil. O facto de, hoje, não termos um Verão decente é fruto disso mesmo.

Não, assim não vamos lá.
Todos nós podemos fazer muito pelo ambiente. Mas os grandes, esses são grandes em tudo... têm tanto em poder, como em ganância e estupidez... (o que não é novidade para ninguém)

:(

3 comentários:

:) disse...

Mostraste bastante ingenuidade nesta questão, cara Eva. (Não no mal sentido.)

Os governos bem podem saber que o dinheiro não é tudo, mas, uma vez que a riqueza provém da energia e a produção da energia polui, nunca vão, realmente, avançar para essa redução dos gases com efeito estufa.

E, mesmo que avançassem, como o aumento de temperatura é cumulativo, já seria tarde demais.

Pequenas alterações de temperatura provocam grandes mudanças climatéricas, o chamado efeito borboleta.

Vou continuar a lutar, também ingenuamente, pelo Meio Ambiente, mesmo que isso não nos leve a lado nenhum. Ao menos, não serei um dos que se resignou e cruzou os braços, assassinando e destruindo a nossa Casa.

P.S.: Aquele livrinho ("O Sétimo Selo") vale ouro. :)

eva disse...

E pensas que eu não sei isso? Tenho pena que tenha de ser assim, que o que ganhe sempre seja o interesse, a ganância e tudo se sobreponha ao resto, aos outros e, no fundo, a si mesmo... cada um cava a sua sepultura, ao fim de contas.

:) disse...

"E pensas que eu não sei isso?" Penso. :P

Pois, mas se um país reduz a sua poluição (evolução) será automaticamente "engolido" por aqueles que não reduziram.