domingo, 13 de dezembro de 2009

alívio

Passados alguns meses depois de uma tentativa de suicídio que deixou sequelas irremediáveis, pôde finalmente descansar. Finalmente cumpriu-se a sua vontade. O sofrimento acabou. Para os que ficam, passará depois de passar o choque.

Não sei avaliar com exactidão, mas não condeno quem tenta cometer o suicídio. Há quem diga que é um acto de coragem. Outros, de cobardia. Sinceramente, parece-me um misto das duas coisas. Há actos premeditados, e outros fruto do desespero. Uns consumados, outros falhados.

Só sei que saber a notícia é sempre um choque, que me deixa pensar que jamais cometeria um acto desses. Mas nunca se deve dizer nunca. Já pensei várias vezes, em alturas que só consigo ver um dos lados - o meu, que a minha ausência deste mundo não faria grande diferença, mas uma coisa tenho a certeza, nunca pensei cometer suicídio. Tão e somente porque me resta uma esperança escondida, e mesmo não tendo a certeza de muita coisa da minha vida, nem para onde caminho, sei que no fundo a esperança está cá e tal ideia nunca me assomou o espírito.

Descanse em Paz. Espero que tenha encontrado a felicidade ou direi melhor, o alívio, que tanto ansiava.

3 comentários:

Agni disse...

Miga, que post este o teu...
Também não condeno o suicidio, não o vejo como acto de coragem, nem de cobardia, vejo sim comoo acto de desespero. Mas ainda assim é um acto de alguém doente... E há curas para essa doença... Aceitar essa cura, lutar contra a doença, isso sim é um acto de coragem... Não é um processo fácil, não é um processo rápido, mas o resultado é grandioso. Onde antes havia desespero, ansiedade, escuridão, passa a haver, calma, esperança, fé, força e uma nova luz que traz consigo uma magia... Magia essa que apenas se pode sentir, para que se acredite verdadeiramente nela... Mas para isso temos de acreditar primeiro em nós! Pensa o que queres que sintam por ti?... Então terás de ser tu a primeira a senti-lo... Muitos poderão ajudar-te, mas só tu tens o poder de fazer as coisas acontecerem, só tu és dona da tua vida. Escolhe quem queres ser, escolhe a vida que queres, e depois... Depois descruza os braços, arregaça as mangas e faz-te à vida, À TUA VIDA!!! És o "santo" da tua vida, se queres milagres, és tu quem terá de os realizar... Pensares que a tua ausência não faria grande diferença... Linda, foi te dada uma coisa maravilhosa, que se chama vida, não a insultes dessa maneira, não te insultes a ti, não insultes os que te amam, os que te querem bem... Há sempre uma "cura"... Vai à procura dessa tua esperança, deixa que ela te fale, não a oprimas... Na esperança aprenderás que o caminho se faz a andar, não esperes que ele te seja revelado, como se de um filme se tratasse... Se fosse assim tão fácil não teria piada, não teria sigificado, nada aprenderias... Fica bem miga, pensa bem, talvez esteja na altura...

fd disse...

Apesar de haver excepções, vejo o suicídio como o final de uma longa caminhada de sofrimento, minuto após minuto.

A tua ausência faria toda a diferença, para quem gosta de ti e está ao teu lado e para ti própria e todas as oportunidades que ainda te vão surgir.

eu... disse...

Ai Eva... Já pensei várias vezes o que tu pensaste e posso-te dizer que não é por aí.
Tudo depende de nós, acredita.
Quando ao suicídio, penso que tem tanto de cobarde como de corajoso. Eu já quis deixar de viver o que, vistas bem as coisas, não é bem a mesma coisa que querer morrer. Há outras maneiras de encontrar alívio e paz nesta vida.
Bj