quarta-feira, 15 de julho de 2009

Novamente o Porto...

Ontem foi outro dia de passeio (agora ando a tirar a barriga de misérias)!
Fui ao Porto novamente, a um cursozinho, mas desta vez fui com uma amiga e deu também para passear bastante.

Logo no início, deparámo-nos com as obras do "Homem T" dispostas na Avenida dos Aliados. Ora, cerca de 100 modelos humanos em fibra de vidro, decorados cada um por um artista diferente, à semelhança da "Cow Parade", que decorreu em Lisboa, em 2006. Gosto deste conceito de arte pública, que estando nas ruas, está mesmo perto das pessoas, interagindo com elas e provocando as mais variadas reacções e, sobretudo, tentando passar uma mensagem.
Embora considere que algumas das obras poderiam estar mais aperfeiçoadas e, a meu ver, pareça faltar ali qualquer coisa, fotografei algumas das que mais se destacaram ao meu olhar...








Seguiu-se mais passeio a pé, desta vez em direcção aquela que é considerada uma das 3 livrarias mais bonitas do mundo - A Livraria Lello & Irmão, inaugurada em 1906, um edificio estilisticamente eclético, emblemático sobretudo da Arte Nova. O interior é lindo, um cheiro caracteristico a mais de um século de história e repleta de livros, muitos livros! Adorei e aconselho a darem lá um saltinho se não conhecerem!






Por fim, destaco ainda a visita a dois livreiros alfarrabistas e mais um negócio com livros antigos e, de certo modo, únicos! Desta vez, comprei um livro de 1968 sobre identificação de fibras têxteis e do qual apenas tinha umas fotocópias! Fosse eu muito rica, e acho que comprava aquilo tudo! Seria capaz de passar lá muito, muito tempo!... Mas não pôde ser... snif, snif...

E tive de dizer adeus ao Porto... mas vou voltar muito em breve!

2 comentários:

S. C. R. disse...

O Porto. Essa cidade mágica e tão encantada.
Adoro o seu cheiro e o seu cinzento tão caracteristico. Mas gosto também quando o Sol espreita quentinho e me aquece enquanto caminho pela Foz.
Está quase a fazer 2 anos que passei lá uma tarde muito feliz.
Lindo. Adoro esta cidade.
E um dia espero lá voltar...

:) disse...

Bela viagem. Já nem me lembrava que a Cow Parade foi em 2006.

Lindíssima a livraria. Confesso que não conhecia. Espectacular mesmo!