terça-feira, 22 de julho de 2008

Estágios Profissionais - mito ou realidade???

Recebi hoje mesmo outra resposta "negativa" a candidatura a estágio profissional que fiz! Motivo: não estou desempregada! Mas também não estou empregada em nada que esteja relacionado com a minha área... Trabalhar numa loja não é propriamente o meu sonho de vida... Nem foi para isso que andei a estudar 17 anos da minha vida (4+5+3+5)... A receber o que se sabe... Mas isso é o prato do dia, infelizmente e já todos sabemos disso... O que me chateia nestes estágios profissionais é que na maioria deles, senão em todos, um dos requisitos fundamentais é estar desempregado. Pois bem, a abertura deste tipo de estágios (PEPAL) faz-se sobretudo no primeiro trimestre/semestre do ano... Conclusão: se não consegui nada... Vou ficar o resto do ano de papo para o ar, à espera de novas candidaturas... Ou então, despedir-me, de cada vez que me candidato a algo do género... Atendendo ao facto da maior parte destes estágios já ter destinatário definido, mas ser obrigatório apresentarem uma candidatura pública (incutindo falsas esperanças em quem - ainda - as tem, que é o meu caso)...

Luta-se por 9 ou 12 meses de trabalho, recebendo 2 SMN, procurando ganhar alguma experiência, e entrar assim, gradualmente no mercado de trabalho...

É irónico... Mas pelo menos tentei e isto sempre serve para me calar a consciência...

Sem comentários: