sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Equilíbrio emocional

"O nosso equilíbrio emocional não deve nunca ser colocado em alguém ou em algo que possa desaparecer da nossa vida. Essa atitude faria com que vivêssemos permanentemente numa corda banba, no limbo."

in Jornal Metro, previsão astrológica de Sagitário, de 29 Janeiro 2008

Sobre previsões astrológicas, apenas as leio num local. Não quer dizer que as siga, por vezes até acabo por me esquecer do que li, mas leio-as por curiosidade e porque as palavras da Vera Xavier acabam por me fazer pensar sempre um bocadinho durante uns tempos... E, como tudo, há palavras que fazem pensar mais que outras...

Foi o caso das palavras transcritas acima. Não é nada que eu não tenha reflectido já... Mas isto também me faz pensar até que ponto conseguiremos ser seres auto-suficientes... (Isto até parece linguagem sobre recursos energéticos. Conseguiremos alguma vez ser auto-suficientes ao nível energético... Hum... parece-me difícil, mas isto é outra história, e não menos importante... Mas, voltando à ideia principal...) Eu entendo o que a frase poderá querer dizer: quanto menor o apego, menor o sofrimento. Mas será que dessa forma se consegue viver a felicidade? Faz-me lembrar o evitar de uma total entrega, pelo receio do final dessa felicidade e do que, inevitavelmente, se poderá seguir - sofrimento.
Ao ter uma vida mais "regrada" emocionalmente será que se consegue de facto um equilíbrio? Será que no final se poderá dizer que se viveu? Será a vida feita para viver em equilíbrio? Não fará falta mais do que isso? Algo que nos faça sentir realmente vivos? Serão as situações que nos fazem sentir vivos necessariamente associadas aos extremos - muito boas... ou muito más?... Neste sentido, até que ponto se deve dar voz aos sentimentos? Até que ponto se deve sentir o ideal de vida que se escolheu? O sentido da vida?
Conseguiremos ser seres completos e auto-suficientes ao ponto de conseguirmos, com a nossa própria energia, captada do exterior e de nós mesmos, um equilíbrio?

Idealmente seria possível... Na prática parece-me uma realidade distante, ou apenas ao alcance de alguns seres... raros... muito raros, que nem sei se seriam realmente humanos...

4 comentários:

mimanora disse...

Para mim as emoções comandam a vida. Por mais que lutemos elas ganham sempre!
O equilibrio emocional deve estar em nós mas concordo que é muito dificil de o conseguir.
Conseguimo-lo em pequenas fases da nossa vida, mas logo vem algo que nos desafia, nos desassossega...
Já estou a complicar, não?

Um gajo qualquer... disse...

Concordo totalmente contigo. Não sei até que ponto ser assim tão equilibrado é ser humano...

Os "desequilíbrios emocionais" fazem parte da vida e colocá-los de parte é deixar de viver.


:S

S. C. R. disse...

E eu também só leio o horóscopo da Vera Xavier. E li esse.
E como todos as palavras delas,
sempre sábias.
Um beijinho grande

eva disse...

Mimanora: Não complicas nada, pelo contrário! Concordo muito quando dizes que esse equilíbrio é possível mas em pequenas fases da vida! Deve ser mesmo isso, embora a sua procura seja uma constante! :)

Sr. Gajo (eheh): perfeitamente! :)

Segredo: já disse e volto a dizer, as palavras da Vera têm uma "magia" qualquer associada! :)